MPOG quer combater a burocracia na rotina de trabalho do servidor federal

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG está coletando sugestões e propostas de servidores públicos federais, concursados e não concursados, para simplificar os procedimentos internos. A pergunta orientadora é: “O que mais te incomoda na burocracia?”. O objeto é descobrir os principais entraves e trâmites burocráticos que atrapalham a vida do servidor. O Ministério espera melhorar a oferta de serviços e promover a cultura resolutiva no Governo Federal.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG está coletando sugestões e propostas de servidores públicos federais, concursados e não concursados, para simplificar os procedimentos internos. A pergunta orientadora é: “O que mais te incomoda na burocracia?”. O objeto é descobrir os principais entraves e trâmites burocráticos que atrapalham a vida do servidor. O Ministério espera melhorar a oferta de serviços e promover a cultura resolutiva no Governo Federal.

Os participantes poderão opinar sobre direitos e benefícios, controle de frequência, capacitação, avaliação de desempenho, acesso a prédios públicos, entre outros. A pesquisa será enviada, por e-mail, para os servidores ativos da Administração Pública federal. O questionário pode ser respondido até o dia 13 de maio.

A iniciativa do MP faz parte do projeto Agiliza, que atua em três frentes de trabalho: cidadão, empresas e governo. Cada um dos três subprojetos envolve etapas de diagnóstico de serviços que precisam ser melhorados, priorização das ações de intervenção e implementação de planos de melhoria dos serviços prestados.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a burocracia é um dos principais gargalos da Administração Pública. Por diversas vezes, o excesso de trâmites burocráticos aumenta a incidência da corrupção e reduz a eficácia no âmbito do serviço público. Precisamos remover os entraves e manter apenas os procedimentos essencialmente indispensáveis para assegurar um Estado eficiente, competente e excelente no atendimento ao cidadão brasileiro.

Com informações do Ministério do Planejamento.

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