Na PB, 70% das compras públicas federais são fornecidas por micro e pequenas empresas

Para preparar empresas para as compras governamentais, o Sebrae Paraíba realiza, nos próximos dias 30 e 31 de novembro, o Fomenta Paraíba

A Paraíba é um dos estados com o maior percentual de participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais federais.  No passado, dos R$ 888,4 milhões fornecidos por empresas no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional no Estado, cerca de 70% deste volume, o que equivale a R$ 623,2 milhões, foi de produtos e serviços prestados pelos pequenos negócios. Os dados do Sistema Integrado de Administração revelam que o mercado das compras governamentais é um espaço de oportunidades para os micro e pequenos empresários. 

Para discutir este cenário e estimular os governos a ampliar a participação dos pequenos negócios nas aquisições públicas, principalmente em pregões e licitações estaduais e municipais, o Sebrae Paraíba promove, nos dias 30 e 31 de outubro, a primeira edição do Fomenta Paraíba – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas compras governamentais.

Os dados mais recentes da Central de Compras do Governo do Estado mostram que, em 2010, as MPEs participaram de 41% das compras estaduais. Após o Fomenta Paraíba, a expectativa é que a presença dos pequenos negócios em licitações e pregões cresça, pelo menos, 20%. De acordo com a gestora do Fomenta Paraíba e analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, a Paraíba é um dos estados com maior proporção de pequenas empresas que vendem ao governo, porém a participação das MPE ainda é prejudicada por causa da falta de informação, despreparo técnico e gerencial, além das resistências culturais.

“Com o evento, queremos proporcionar o encontro de compradores e fornecedores, estimulando a simplificação dos processos licitatórios e aplicação do tratamento diferenciado, de modo a facilitar o acesso das micro e pequenas empresas, além de capacitações de assuntos específicos que possibilitem que mais empresas estejam habilitadas a participar das aquisições”, destacou Germana. 

O Fomenta Paraíba vai promover Rodadas de Negócios, que são reuniões entre compradores públicos e fornecedores privados, em que serão apresentadas as demandas das instituições, assim como o portfólio de produtos e serviços de empresas. Nos Painéis de Oportunidades, os gestores de compras da administração pública irão explicar como compram, o que compram e esclarecer qual o tratamento diferenciado despendido para as pequenas empresas.

Durante o evento, ainda serão realizados seminários, palestras e oficinas. “Todas estas atividades colaboram para a construção de um programa específico de acesso às compras governamentais, simplificando os processos licitatórios e o acesso dos pequenos empresários, além de habilitar o maior número de empresas para atuar nesse mercado”, disse a gestora.

Para participar do Fomenta Paraíba, basta acessar o site www.fomentapb.com.br e fazer a inscrição gratuitamente. As inscrições para palestras, oficinas e capacitações poderão ser realizadas no dia do evento. 

O Fomenta Paraíba será promovido no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. O evento é uma parceria entre o Governo Federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, e o Sebrae Nacional. Na Paraíba, o evento é realizado pelo Sebrae Paraíba e o Governo do Estado.

Fonte: Ascom Sebrae PB

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