O Painel apresenta dados do relatório de expulsões, classificáveis por ano ou órgão; índice de reintegrações de servidores ao serviço público; detalhes gerais sobre processos administrativos e sanções aplicadas a pessoas físicas e jurídicas.
por Matheus Brandão
O Ministério da Transparência lançou nessa semana o Portal de Corregedorias, ambiente de interação e troca de informações sobre a atividade correcional na esfera pública. O sistema reúne as corregedorias de todos os poderes e esferas de governo e oferece em um único ambiente, as ferramentas necessárias para o aprimoramento permanente das áreas de corregedorias, com acesso, por exemplo, aos sistemas CGU-PAD e CGU-PJ.
Matéria publicada no portal do Ministério da Transparência destaca que um dos instrumentos mais importantes do Portal é o Painel de Corregedorias, ferramenta que apresenta informações sobre penalidades aplicadas a servidores do Poder Executivo Federal e também a empresas e entidades. “O Painel apresenta dados do relatório de expulsões, classificáveis por ano ou órgão; índice de reintegrações de servidores ao serviço público; detalhes gerais sobre processos administrativos e sanções aplicadas a pessoas físicas e jurídicas”, informa a reportagem.
Cada corregedoria também pode criar uma página no portal e compartilhar procedimentos, experiências de sucesso e demais informações de natureza pública sobre responsabilização de servidores públicos e de entes privados, além de aspectos de gestão das corregedorias.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a reportagem destaca que o portal oferece também acesso ao CRG+, programa de capacitação que está em desenvolvimento por meio de parceria entre CGU e Escola Nacional de Administração Pública – Enap. A atenção à capacitação dos servidores por meio das ferramentas online é relevante e representa uma tendência na Administração Pública.
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é possível buscar desenvolvimento pessoal e profissional com cursos online, reduzindo-se custos e tendo acesso a conteúdos produzidos pelas maiores autoridades nos temas tratados. A matéria informa que o programa tem previsão de lançamento ao final de 2019, mas alguns vídeos já estarão disponíveis anteriormente no portal.
Com informações do Portal CGU.