O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou que o processo de licitação para a nova fase de operação do TáxiGov já está aberto e contará com algumas novidades: possibilidade de participação para os diversos tipos de fornecedores, além das empresas de táxis, locadoras de veículos e serviços de transporte de passageiros operados por aplicativos.
Por Kamila Farias
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou que o processo de licitação para a nova fase de operação do TáxiGov já está aberto e contará com algumas novidades: possibilidade de participação para os diversos tipos de fornecedores, além das empresas de táxis, locadoras de veículos e serviços de transporte de passageiros operados por aplicativos. O pregão será realizado hoje, 29, e a operação iniciada até 26 de outubro.
O objetivo da licitação, de acordo com a pasta, é dar continuidade ao modelo atual de transporte de servidores em deslocamentos a serviço e expandir a utilização para autarquias e fundações do Executivo Federal. Assim como na primeira fase, essa etapa ocorrerá nas instituições públicas localizadas no Distrito Federal.
Desse modo, a expectativa, ao final da implantação do TáxiGov 2.0 nas instituições públicas federais presentes no DF, é que a economia seja mantida em 60%. O gasto atual da utilização do TáxiGov por quilômetro é de R$ 3,48. Após a nova licitação será de, no máximo, R$ 3,30 – podendo ser menor, dependendo das propostas apresentadas. A licitação tem valor estimado de R$ 20 milhões aos cofres públicos. Em 16 meses de operação do TáxiGov 1.0, mais de 11 mil servidores e colaboradores utilizaram o serviço, em cerca de 165 mil viagens. O tempo médio de atendimento das solicitações é de 7 minutos e já foram percorridos mais de 1,2 milhão de quilômetros.
Comentário do advogado Murilo Jacoby: o TáxiGov é um modelo de transportes em que os servidores e colaboradores da Administração Pública, em deslocamentos a trabalho no Distrito Federal e Entorno, poderão solicitar táxis previamente cadastrados por meio de um sistema integrado. No fim de fevereiro do ano passado, o Ministério do Planejamento publicou as diretrizes para a utilização do sistema. Assim, os servidores puderam solicitar o transporte por aplicativo para smartphone, via web ou por Central de Atendimento. É necessário que o serviço seja explorado por intermédio do credenciamento para evitar a burocracia. Os veículos habilitados ficam disponíveis 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, podendo haver agendamento de data e horário. A medida é parte da estratégia do governo para diminuir os gastos e reequilibrar a economia.
Com informações do portal do Ministério do Planejamento.