PPPs ajudaram principais metrôs do mundo a crescer

Com maior parte da gestão pública, iniciativa privada em projetos de expansão foi a saída encontrada por grandes metrôs internacionais.

As parceria público-privada (PPPs) são uma das principais soluções encontradas pelos principais metrôs do mundo para crescer. Em um levantamento com alguns dos principais sistemas, a maior parte deles, gerenciada pelo poder público, usou a iniciativa privada para projetos de expansão.

Um dos principais exemplos é o metrô de Madri, que além ter linhas privadas operando sistemas de Veículo leve sobre trilhos (VLT) conectados ao sistema principal de metrô, também usou PPP para o projeto de linha que conecta o centro ao aeroporto internacional de Barajas.

Já os casos onde a iniciativa privada cuida da maior parte do sistema são raros. Um dos principais é o metrô de Buenos Aires, na Argentina. Embora o governo seja responsável pelo processo de expansão, a operação das linhas foi toda concedida para a iniciativa privada. A operadora atual do sistema é a Metrovias.

Confira o quadro, no site da Exame, como alguns dos principais metrôs do mundo operam seus sistemas e como a maior parte deles usou PPPs para ampliações.

Fonte: Exame

Palavras Chaves