Durante quatro dias, os professores Jacoby Fernandes e Karina Amorim conduziram uma turma com mais de 130 servidores municipais de diversas secretarias envolvidos na área de licitação.
Encerrou nesta quarta-feira (18) o treinamento para implantação do Regimento Interno da Central Permanente de Licitação (CPL) e do Manual de Operação e Procedimento do Sistema Integrado de Licitação do Município. Durante quatro dias, os professores Jacoby Fernandes e Karina Amorim conduziram uma turma com mais de 130 servidores municipais de diversas secretarias envolvidos na área de licitação.
“Esse evento foi o momento final de um processo que foi realizado em diversas etapas, ao longo de sete meses, e contemplou a entrega de um inventário do Sistema Municipal de Licitação, a criação de um Regimento Interno da CPL, a entrega de um Manual de Operação e Procedimento do Sistema Integrado de Licitação, contendo a padronização dos documentos técnicos relativos aos processos de contratação pública municipal”, explicou Orlando Mendes, presidente da CPL.
O curso, promovido pela CPL e Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), foi mais uma ação desenvolvida dentro do Programa Bacia do Bacanga, que é financiado pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e contempla, dentro dos seus objetivos, o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento econômico local.
“Foi muito prazeroso desenvolver esse trabalho, pois sabemos que os resultados dele serão duradouros e de grande utilidade para a CPL, que terá mais agilidade nos tramites através da padronização dos procedimentos implantados”, afirmou o professor Jacoby Fernandes.
O trabalho realizado pela Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados tem como principal objetivo dotar a Central Permanente de Licitação de mecanismos e instrumentos capazes de conferir maior transparência, agilidade, eficiência e controle dos processos licitatórios e de contratação direta, bem como contribuir para o gerenciamento de gastos e planejamento das aquisições de bens, serviços e obras.
“Já possuímos uma grande expertise na área de licitações públicas e podemos afirmar com segurança que o município de São Luís possui um diferencial muito importante que é o seu corpo de servidores. Percebemos claramente que, em sua maioria, os envolvidos nas licitações das secretárias são advogados, o que facilita muito todo esse processo porque todos já estão previamente esclarecidos sobre os temas relacionados à área do direito”, disse a consultora Karina Amorim.
Fonte: O Imparcial