Receita Federal alerta contribuintes sobre sites falsos do IR

Preocupada com a qualidade da informação dos contribuintes, a Receita Federal emitiu nota alertando aqueles que irão declarar o Imposto de Renda sobre a existência de páginas falsas na internet que simulam o site oficial do órgão. De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, “a Receita Federal recomenda que os contribuintes verifiquem se os endereços, assim como o de todos os sites governamentais, terminam com os termos ‘.gov.br’”.

Preocupada com a qualidade da informação dos contribuintes, a Receita Federal emitiu nota alertando aqueles que irão declarar o Imposto de Renda sobre a existência de páginas falsas na internet que simulam o site oficial do órgão. De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, “a Receita Federal recomenda que os contribuintes verifiquem se os endereços, assim como o de todos os sites governamentais, terminam com os termos ‘.gov.br’”.

De acordo com a nota da Receita, “essas páginas, embora visualmente muito semelhantes à original, são falsas e, portanto, não são fonte confiável de informações”. Por fim, informa que para ir ao site correto da Receita o contribuinte tem três opções: www.rfb.gov.br, www.receita.fazenda.gov.br e idg.receita.fazenda.gov.br

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a Administração Pública tem o dever de prestar as informações pertinentes a todos os Administrados, garantindo a clareza e a qualidade dessas informações. Por isso, a ação da Receita Federal deve ser exaltada. Uma vez identificada qualquer irregularidade que possa ensejar dúvidas aos contribuintes, é fundamental que o órgão se manifeste para garantir que não haja ruídos comunicacionais que possam prejudicar os administrados.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Palavras Chaves