Saúde será pioneira no uso de biometria nos serviços públicos

A utilização de ferramentas tecnológicas para a melhoria dos serviços públicos é uma busca constante da Administração para atender ao princípio da eficiência. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde será o primeiro órgão a utilizar a biometria durante a prestação dos serviços.

A utilização de ferramentas tecnológicas para a melhoria dos serviços públicos é uma busca constante da Administração para atender ao princípio da eficiência. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde será o primeiro órgão a utilizar a biometria durante a prestação dos serviços. Os pacientes do Sistema Único de Saúde poderão ser identificados por meio das impressões digitais.

A implantação do projeto deve proporcionar maior segurança no registro e no acesso às informações dos usuários do SUS, evitando fraudes. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, comemorou a iniciativa. “Estamos fazendo um esforço enorme para acelerar a informatização no SUS, que é uma prioridade na minha gestão. Estamos conseguindo a adesão de muitos parceiros e não tenho dúvidas de que irá melhorar os serviços de saúde”, destaca. O programa será implantado em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que possui um banco de dados com as informações.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a utilização de ferramentas tecnológicas é uma importante estratégia a ser empregada não apenas na prestação dos serviços públicos, mas também na avaliação dos serviços. Em diversas ocasiões, propus uma parceria entre o TSE e a Administração Pública para a avaliação dos serviços.

Como, fora do período eleitoral, as urnas eletrônicas ficam ociosas, seria possível utilizá-las nos locais de prestação dos serviços. Assim, os usuários poderão avaliar in loco as atividades da Administração Pública.

FontePortal do Ministério do Planejamento

Palavras Chaves