O Tribunal de Contas da União – TCU realiza auditoria para avaliar o cumprimento das normas de transparência na gestão dos recursos públicos no âmbito do relacionamento das Fundações de Apoio – FA com as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES e com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF
O Tribunal de Contas da União – TCU realiza auditoria para avaliar o cumprimento das normas de transparência na gestão dos recursos públicos no âmbito do relacionamento das Fundações de Apoio – FA com as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES e com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF. A auditoria tem o apoio técnico da Secretaria de Controle Externo no Rio Grande do Sul – SECEX-RS.
Conforme consta da matéria publicada no Portal do TCU, a auditoria “possui caráter pedagógico, sendo muito importante que as respostas reflitam a realidade de sua instituição, uma vez que será dado tratamento sistêmico/estruturante à questão”. Os auditores usam como metodologia, a aplicação de questionários para avaliação dos dados. Os questionários são de preenchimento obrigatório, exclusivamente pela internet.
Por fim, o TCU informa que, de um modo geral, as questões não respondidas – deixadas em branco – serão interpretadas no sentido de que o requisito de transparência não é atendido pela entidade.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: conforme destaco no livro Tribunal de Contas do Brasil, a auditoria operacional visa avaliar o conjunto de operações e indicar os procedimentos que devem ser revistos, objetivando o aperfeiçoamento das atividades para a consecução da missão institucional, servindo muito mais à Administração que pretenda uma radiografia da sua performance.
Ao estabelecer a competência do Tribunal de Contas da União para efetivar o controle mediante auditoria operacional, o constituinte resguardou, com esse poderoso instrumento, de forma inédita na vida jurídica nacional, a possibilidade de concretização dos princípios da eficiência e da eficácia.
Fonte: Portal TCU.