Vias da cidade de Fortaleza terão nova iluminação

As ações serão executadas pelas secretarias de Conservação e Serviços Públicos e de Infraestrutura. A previsão é que trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

Teve início em janeiro a primeira intervenção urbana da gestão do prefeito Roberto Cláudio em Fortaleza. A operação, a cargo das secretarias de Conservação e Serviços Públicos e de Infraestrutura, consiste em ações de limpeza, pavimentação e iluminação das principais ruas da Capital.

Segundo o secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em 90 dias.

Em relação à iluminação pública, será feita a substituição de iluminação amarela por branca nos principais corredores de tráfego, como a Via Expressa. Além disso, será realizado um reforço na iluminação de prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, terminais de ônibus e praças.

Também será implantada iluminação específica para abrigos das paradas de ônibus. O secretário João Pupo afirma que nesses pontos será instalada iluminação específica, com lâmpadas de LED. “O objetivo é dar mais conforto para a população, além de ser uma ação de segurança pública”, explica Pupo.

Inicialmente, o reforço na iluminação será viabilizado em 100 pontos de ônibus da cidade. “Vamos fazer uma experiência. Se surtir efeito positivo – e por ser relativamente barato – não é difícil conseguir ampliar (a iluminação) para as principais paradas e abrigos”, planeja o secretário.

Limpeza pública

As ações de limpeza pública terão foco em ações de varrição e pintura de meio fio, além da limpeza de bueiros, canais e lagoas. “A ação é preventiva e pretende um preparo para a quadra invernosa”, diz Pupo. A partir de hoje, de acordo com o secretário, serão contemplados os bairros das regionais II e IV. A previsão é que as outras quatro regionais recebam o reforço na limpeza a partir de segunda-feira.

As intervenções compreendem ainda ainda a recuperação da malha viária de vias de grande fluxo, por meio da pavimentação de vias e operação tapa-buracos. A ação é específica da Secretaria da Infraestrutura.

Palavras Chaves

Resumo do DOU
Juliano Souza - Criação de Sites