A intenção, com a criação da região metropolitana, é facilitar as ações administrativas na região do entorno da capital federal, uma das mais violentas do País, marcada pela ocupação desordenada do solo e carência de serviços públicos básicos.
por Matheus Brandão
Na próxima quinta-feira, 28 de março, será realizada no Senado Federal uma audiência pública com o objetivo de discutir a Medida Provisória – MP nº 862/2018 – que autoriza o Distrito Federal a instituir uma região metropolitana com municípios limítrofes ao seu território. Conforme destaca a Agência Senado, a intenção, com a criação da região metropolitana, é facilitar as ações administrativas na região do entorno da capital federal, uma das mais violentas do País, marcada pela ocupação desordenada do solo e carência de serviços públicos básicos.
Foram convidados para o encontro os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de Goiás, Ronaldo Caiado; e de Minas Gerais, Romeu Zema. Atualmente, o entorno da capital federal abriga a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride-DF, que abrange quatro cidades de Minas Gerais e 29 de Goiás. Com a região metropolitana do DF e entorno, os governos locais poderão coordenar as ações e investimentos locais.
A audiência está marcada para 10h da manhã e poderá ser acompanhada por meio do portal e-Cidadania, pelo link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/principalaudiencia
Comentário do professor Jacoby Fernandes: além de promover a discussão sobre o melhor modelo para a instituição da Região Metropolitana do Distrito Federal, o encontro poderá servir para aproximar os governadores das três unidades federadas envolvidas no tema a fim de se estabelecer políticas públicas para a região. A população da região sofre com a falta de políticas públicas específicas para ela, necessitando de uma atuação integrada na busca por soluções para os problemas locais.
Com informações da Agência Senado.