São elegíveis ao PDC empregados com no mínimo dez anos de vínculo com a Eletrobras.
por Matheus Brandão
A Eletrobras reabriu ontem novo prazo para a adesão de seus funcionários ao plano de demissão voluntária da empresa. Os trabalhadores poderão aderir ao programa até o dia 26 de outubro e se unirem aos 733 funcionários que assim o fizeram no primeiro período de adesões. Apenas nessa primeira fase, a Eletrobras estima uma economia de R$ 254 milhões anuais.
Matéria publicada pelo jornal Valor Econômico destaca que os desligamentos dos funcionários que aderirem ao programa até o dia 26 ocorrerão em turmas mensais até dezembro. São elegíveis ao PDC empregados com no mínimo dez anos de vínculo com a empresa. “Além disso, a redução de quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da Eletrobras às tarifas, evitando prejuízos operacionais no futuro”, destaca comunicado divulgado pela Eletrobras.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: além do plano de demissão voluntária, a Eletrobras segue em pauta de debates na sociedade em razão da proposta de privatização de suas distribuidoras de energia que tramita no Senado Federal. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e seguiu para apreciação do Plenário do Senado. O modelo de venda dos ativos já foi apresentado ao Tribunal de Contas da União e aprovado pela Corte.
A privatização da Eletrobras, porém, enfrenta resistência por parte de alguns senadores. Após as eleições, o tema deverá ganhar ainda mais protagonismo no parlamento.
Com informações do jornal Valor Econômico.