De acordo com reportagem publicada pela Agência Senado, o processo foi implantado há pouco tempo e tem apresentado resultados em termos de rapidez, eficiência, desburocratização, segurança jurídica e física, e sustentabilidade.
por Matheus Brandão
Encontro realizado no Senado Federal discutiu meios eficientes de utilização da tecnologia para o aperfeiçoamento da relação entre o Poder Legislativo e a sociedade. Com o tema “Parlamentos do Futuro”, o 10º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia – EnGITEC tratou de questões relacionadas à transparência, prestação de contas, participação cidadã, ética e probidade, além de destacar iniciativas como o Parlamento Aberto.
Foram também apresentadas boas práticas adotadas por casas legislativas no país e que podem ser replicadas em outras unidades. É o caso das câmaras de Itapoá/SC e Formosa/GO, que adotaram o processo legislativo eletrônico com certificado digital. De acordo com reportagem publicada pela Agência Senado, o processo foi implantado há pouco tempo e tem apresentado resultados em termos de rapidez, eficiência, desburocratização, segurança jurídica e física, e sustentabilidade.
O Encontro reuniu, durante uma semana, mais de cem pessoas de pelo menos 15 estados e o Distrito Federal, das áreas de TI, de comunicação, legislativa, administrativa e jurídica, além de vereadores e presidentes de Câmaras.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o diálogo e a troca de informações é um dos meios mais eficientes de promoção do desenvolvimento das ações de melhorias do poder públicos. A apresentação de experiências exitosas e os relatos das dificuldades encontradas e como elas foram superadas promove uma nova perspectiva na busca por soluções inovadoras na prestação dos serviços.
O encontro entre membros e representantes de casas legislativas é uma forma de compartilhar as experiências enfrentadas por aqueles que adotaram medidas inovadoras em suas unidades e oferecer o conhecimento necessário para a disseminação da prática por todo o país.
Com informações da Agência Senado.