Governo lança painel com informações detalhadas sobre os programas do PPA

Em qualquer meta do PPA, é possível visualizar os percentuais do que já está atingido, o que está com andamento adequado e o que depende de medidas a serem adotadas para atingir o nível adequado.

por Matheus Brandão

O Ministério do Planejamento acaba de lançar uma nova ferramenta que promete facilitar o controle social em relação ao Plano Plurianual. De acordo com o órgão, em poucos cliques, qualquer cidadão consegue acompanhar a evolução global do PPA e também o detalhamento de cada um dos seus programas. O lançamento do sistema ocorreu ontem, 6, na sede do ministério, em Brasília/DF.

O Painel do Planejamento possibilita, ainda, verificar a execução do PPA de acordo com a Lei Orçamentária, observar as agendas transversais e mapear a interação dos programas em relação a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS das Nações Unidas. Em qualquer meta do PPA, é possível visualizar os percentuais do que já está atingido, o que está com andamento adequado e o que depende de medidas a serem adotadas para atingir o nível adequado.

Para o secretário-executivo do MP, Gleisson Rubin, a medida se une a outras iniciativas do ministério em prol da transparência pública. “Estamos apostando na criação do conceito de instituições com paredes de vidro”, afirmou Rubin.

Comentário do Professor Jacoby Fernandes: por ser uma ferramenta de planejamento das ações do governo ao longo de 4 anos, o Plano Plurianual deveria ser conhecido por todos os cidadãos. Esse conjunto de informações permite o conhecimento dos rumos que o país está seguindo e também o controle social, por oferecer meios da cobrança aos governantes das ações necessárias para o desenvolvimento nacional. Conhecer o PPA é mais uma forma de efetivação da cidadania.

Com a nova ferramenta, o Ministério facilita o acesso do cidadão às informações contidas no PPA de maneira mais dinâmica e simples, ampliando a possibilidade de compreensão dos mecanismos ali inseridos.

Com informações do Ministério do Planejamento.