Lançado aplicativo de acompanhamento do trabalho parlamentar

O usuário pode seguir, no aplicativo, até três senadores e um deputado, e saber como votaram, além de comentar se é a favor ou contra uma lei.

por Alveni Lisboa

Foi lançado ontem, 12, um aplicativo que permite ao cidadão acompanhar discussões no Congresso, andamento de projetos de lei e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre determinada matéria. Chamado de “Poder do Voto”, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

O usuário pode seguir, no aplicativo, até três senadores e um deputado, e saber como votaram, além de comentar se é a favor ou contra uma lei. Segundo Mario Mello, criador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos fundada em 2017, ao se cadastrar no aplicativo, o usuário recebe alertas de leis relevantes antes de a matéria ser votada em plenário. “Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explicou.

Para o criador, a ideia é fortalecer a cidadania, já que o eleitor poderá acompanhar o mandato do deputado e senadores que elegeu, cobrando posturas e projetos do seu interesse. Foi instalado um binóculo gigante inflável no gramado da Esplanada dos Ministérios para marcar o lançamento do app.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: toda ferramenta de estímulo à transparência e incentivo à participação social deve ser celebrada. A solução é interessante porque combate a chamada “amnésia eleitoral”, na qual o cidadão se esquece em quem votou nas últimas eleições, logo não cobra uma atuação adequada do parlamentar. A ferramenta também auxiliará os próprios parlamentares, já que ajudará na mensuração da opinião pública sobre determinado assunto em pauta.

Com informações do Consultor Jurídico.