Prêmio do CNJ quer incentivar boas práticas em gestão de pessoas no Judiciário

por Alveni Lisboa

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ está com inscrições abertas para participação na primeira Premiação de Práticas em Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. Os tribunais e conselhos superiores poderão inscrever trabalhos que se enquadrem nos temas Planejamento em Gestão de Pessoas; Seleção, Ingresso e Lotação de Servidores; Acompanhamento e Desenvolvimento de Gestores e Servidores; e Valorização e Ambiente de Trabalho. O formulário de inscrição pode ser acessado pela página do CNJ até o dia 22 de março.

O edital estabelece premiação para quatro práticas de cada tema. As propostas vencedoras serão apresentadas no 2º Encontro de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, marcado para os dias 13 e 14 de junho, em Brasília/DF, e receberão um certificado e um troféu Prêmio Boa Prática.

A Política Nacional de Gestão de Pessoas foi instituída em setembro de 2016 e tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes em gestão de pessoas, organização do trabalho, além de fomentar o aprimoramento da capacidade de atuação dos órgãos a partir do desenvolvimento profissional dos servidores e suas competências e do favorecimento à cooperação.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: investir no aprimoramento do ambiente organizacional é uma solução eficaz tanto no ambiente privado quanto no público. Qualquer órgão, repartição ou empresa só avança quando consegue aliar harmonia, dedicação e valorização profissional. No âmbito do serviço público, isso é deveras importante, já que a rotatividade costuma ser bem menor no que no ambiente privado, o que exige que o gestor público saiba extrair o potencial máximo das suas equipes, preocupando-se com os êxitos, sim, mas atento ao bem-estar do servidor público.

Iniciativas como esta do CNJ devem ser aplaudidas porque apontam holofotes para as boas práticas que podem ser replicadas para outros poderes e esferas

Com informações do Conselho Nacional de Justiça.