O grupo de trabalho criado pelo Ministério da Fazenda para estudar e propor medidas de aprimoramento às regras atuais...
Leia Mais +Quais despesas podem ser pagas por meio de suprimento de fundos e quais agentes são impossibilitados de receber recursos por esse mecanismo?
16/01/17Na esfera federal, são passíveis de realização, por meio de suprimentos de fundos, as despesas previstas no art. 45...
Leia Mais +Os restos a pagar foram criados com o objetivo de garantir o pagamento ao credor do Estado, mesmo que no exercício posterior. No entanto, os restos a pagar assumiram a característica de um “orçamento paralelo”, com validade superior à prevista inicialmente. Nesse sentido, gostaria de saber qual é a opinião do professor Jacoby Fernandes a respeito da atual sistemática de restos a pagar não processados.
21/01/16No livro Sistema de Registro de Preços e Pregão Presencial e Eletrônico, 5ª ed., Ed. Fórum, 2013, de minha...
Leia Mais +Gostaria de saber como proceder em caso de convênio, que já prevê a doação de bens patrimoniais remanescentes ao convenente. A dúvida é de que forma devemos proceder diante dessa doação? Tem que ser incorporado ao patrimônio do Órgão que deu origem ao convênio (MME) e obedecer às formalidades contidas no Decreto nº 99.658 de 30/10/90 ou faz direto ao convenente?
21/01/16O Decreto nº 99.658/1990, alterado pelo Decreto nº 6.087/2007, prevê a possibilidade de o órgão doador informar aos demais...
Leia Mais +Quando um fato ensejador de TCE envolver, em princípio, mais de uma pessoa arrolada, a autoridade deve abrir, para cada responsável, um processo distinto de TCE?
21/01/16Não. Para um mesmo fato gerador deve ser instaurado apenas um processo. Ademais, é de se ressaltar que a...
Leia Mais +Estamos analisando documentos referentes a licitações do ano anterior e descobrimos algumas irregularidades, como devemos proceder?
21/01/16Consulte o livro: JACOBY FERNANDES, Jorge Ulisses. Tomada de Contas Especial. 4. ed. amp., rev. e atual. Belo Horizonte:...
Leia Mais +Cabe a cobrança de juros em condenação em TCE?
21/01/16A mora é tratada no art. 19 da Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União, Lei 8443/92, e...
Leia Mais +Trabalho no controle interno da Secretaria de Educação do Tocantins. Realizamos tomada de contas especial em Prefeituras que recebem recursos do estado e não prestam contas. Tenho uma dúvida a respeito do art. 2ª da IN TCU nº 56. Gostaria de saber quais medidas podem ser adotadas pelo controle interno, no caso de omissão do Titular da Pasta quanto ao dever de instaurar tomada de contas. Quais são essas providências? O controle interno pode instaurar tomada de contas?
21/01/16No caso de omissão, a IN nº 56, art. 1º, §1º, é expressa: responsabilidade solidária entre o agente omisso...
Leia Mais +Existe aplicabilidade do art. 37 da Lei nº 4.320/64 para despesas realizadas sem processo? Caso negativo, qual seria a saída jurídica?
21/01/16Diz o referido art. 37, da Lei nº 4.320/64: Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais...
Leia Mais +