É possível trocar um produto (informática) 8 meses após o recebimento e finalização do processo? Trata-se de uma licitação do Banco Interamericano.
21/01/16O recebimento do objeto licitado não elimina a responsabilidade do contratado; assim permanecem as garantias ofertadas por fabricantes (prazo...
Leia Mais +Tivemos conhecimento de que o TCU emitiu decisão a respeito de exigência de carta de solidariedade do fabricante de equipamentos de informática. O que é essa carta? Há amparo legal para essa exigência?
21/01/16A Carta de Solidariedade é um documento no qual fornecedor e fabricante assumem solidariamente a responsabilidade sobre o bem...
Leia Mais +Seguindo a lógica normal, após a homologação de uma licitação, emitimos empenhos e contratos para os fornecedores a fim de que eles comecem a atender a nossa demanda. Ocorre que, em algumas situações, o fornecedor nos solicitou entregar um item de marca diferente ao que ele especificou em sua proposta, alegando causas diversas como aumento de preços por parte do fabricante da marca licitada, falta de estoque momentânea do item e outros argumentos. A minha dúvida então é a seguinte: podemos receber um item de marca diferente do que foi licitado, caso ele tenha as mesmas características físicas ou químicas e seja de fabricante idôneo? E se houver um parecer técnico de servidor nosso que seja especialista na área e, que garanta que o item substituto atenderá às nossas necessidades não nos trazendo maiores prejuízos? Se o item substituto tiver valor comercial semelhante? Enfim, se o senhor puder orientar-me sobre o tema, ficarei muito grato.
21/01/16A norma não dispõe expressamente sobre o assunto aqui proposto. A interpretação deve ser feita visando a assegurar os...
Leia Mais +Quais os passos para conseguir autorização de afastamento para realização de treinamento na qualidade de instrutor?
21/01/16O TRE/ES possui normatização interna pertinente à sua solicitação. Trata-se da ordem de Serviço nº 06/1999, escudada na Resolução...
Leia Mais +Poderia me indicar uma boa bibliografia sobre o assunto Licitações e Contratos?
21/01/16Acerca de Licitações e Contratos, para que você possa elaborar pareceres sobre a matéria, indico os livros de minha...
Leia Mais +Para se adquirir algo com base na Padronização de móveis, tem que ser feito instaurado um processo de Padronização. No caso de nova aquisição o primeiro processo de Inexigibilidade seria este o processo de Padronização? Como enfatizar no processo (objeto) que seria para a definição da padronização, com pareceres técnicos quanto à qualidade dos móveis, assistência técnica, etc...? Após a formalização do processo seria publicado no DOU a padronização? Necessariamente os bens referente a este processo seriam de fato adquiridos ou seria apenas para efeito de formalização, mas contendo os valores para fins de mensuração de possíveis correções? Se tiver disponível enviar um modelo de Padronização.
21/01/16Quando padronizamos determinados bens, a aquisição, em regra, se faz por intermédio de licitação e não por inexigibilidade, prevista...
Leia Mais +O TCU recomendou que a Administração pode recomendar a contratação da equipe anterior pela nova empresa contratada, desde que seja a equipe toda. Gostaria de saber qual o dispositivo.
21/01/16Em meu artigo “Um final feliz para os Contratos de Serviço Contínuo”, cito decisão do TCU de nº 685/2004...
Leia Mais +É possível à Administração, ao adquirir um veículo, dar como parte de pagamento um veículo de sua propriedade? Uma permuta com possível complementação em espécie?
21/01/16Sim. É plenamente possível. Inclusive, no ano de 2000, o Supremo Tribunal Federal, mediante a Concorrência nº 6/2000, realizou...
Leia Mais +Solicito se possível enviar orientação no sentido de se instaurar um processo de Padronização de móveis.
21/01/16Quando padronizamos determinados bens, a aquisição, em regra, se faz por intermédio de licitação e não por inexigibilidade, prevista...
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